Translate

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sexo, perguntas e respostas


Quem é virgem pode usar camisinha feminina?



Foto: Dedoc/ Capricho
A L. escreveu contando que está pensando usar uma camisinha feminina na primeira vez porque se sentiria mais segura e gostaria de saber se pode usá-la na primeira transa.
A resposta é não. Isso porque “a camisinha feminina é interna”, explica o ginecologista Lister de Lima Salgueiro. “Ela tem dois anéis. Um deles deve ser introduzido dentro da vagina e isso só seria possível se a garota tivesse perdido a virgindade.”
Então L., o jeito é se proteger usando um preservativo masculino mesmo. A única coisa que não pode acontecer é transar sem camisinha, combinado?
Para quem quiser saber mais sobre a camisinha feminina – como usá-la, os prós e contras desse tipo de preservativo – é só clicar aqui. Analise os pontos e veja se ela é uma boa alternativa pra você.
Escrevam mandando mais dúvidas!

É normal sentir dor mesmo não sendo mais virgem?


casal na cama
Foto: Reprodução / We Heart It
Sim! A dor e o desconforto que algumas meninas sentem nas primeiras transas têm a ver com a tensão. Se você fica nervosa, acaba contraindo os músculos da vagina, dificultando a penetração e levando o menino a fazer mais força do que deveria.
“Essa contração, chamada de abraço vaginal, causa dor. Se você estiver tranqüila, pode ser que não haja dor nenhuma. Se não estiver, ela aparece mesmo”, explica o ginecologista Ayrton de Andrea Filho. “Mesmo que seja a primeira, segunda ou sexta vez que a menina transa.”
E para ficar ainda mais tranquila durante a transa, é só usar camisinha SEMPRE! ;)
Mais dúvidas? Escrevam contando

Será que eu sou gay?



Foto: Dedoc/ Capricho
A A. tem 13 anos e sente vontade de se masturbar sempre que vê mulheres peladas. E aí veio a dúvida:“Será que eu sou gay?”
A., esse tipo de desconfiança acontece na adolescência, quando a gente passa por muitas transformações e pensa muito em sexo. Mas, apesar de não parecer, sentir atração por gente do mesmo sexo é comum nessa idade e isso não significa que você seja homossexual. Segundo a psicóloga Shirley Piccolo, o que vai definir se uma pessoa é homossexual é toda uma atitude que ela possa apresentar na teoria e na prática, diz a psicóloga Shirley Piccolo. É ela querer namorar, beijar e transar sempre com mulheres. Como a orientação do desejo se define com o tempo – quer dizer, é muito cedo para você saber –, sentir vontade de e masturbar ao ver fotos de uma mulher pelada não leva ainda a nenhuma conclusão. O importante é você não ficar encanada com isso. Deixe as coisas acontecerem e tente não ficar rotulando o que sente – só saiba que nada disso é anormal.*


Como saber se estou no meu período fértil?

A F.  transou com o namorado sem camisinha e agora está morrendo de medo de estar grávida. Para piorar, ela ainda desconfia que tudo rolou durante seu período fértil. Mas como saber quando é o seu período fértil?
Faça as contas:
- O ciclo menstrual dura cerca de 28 dias, sendo que o dia 1 é o primeiro dia da sua menstruação.
- No meio do ciclo, ou seja, por volta do 14º dia após a menstruação, você ovula. Esse é, portanto, o auge do seu período fértil!
- Os 5 dias anteriores e os 2 dias posteriores a essa data também estão na zona de risco.
Esses são os dias do mês em que há mais chance de um óvulo ter sido liberado e estar a caminho do útero, prontinho para encontrar um espermatozóide e ser fecundado. Ou seja, a chance de ficar grávida é muito maior.
Mas cuidado: essa regrinha só vale para meninas com o ciclo super regular, o que é raro na adolescência. Qualquer alteração nesse ciclo faz o seu período fértil mudar de data.
Complicado, né? Por isso que não dá pra confiar nesse método (chamado de tabelinha) para prevenir gravidez. O melhor é garantir sua tranquilidade usando camisinha, sempre.
Mais dúvidas? Escrevam!
A L. namora há 6 meses e tem muita intimidade com o namorado. Já chegou perto de transar duas vezes, mas na hora H… ela sente muita dorPor que isso pode estar acontecendo?

Foto: Melina Souza
A dor na primeira vez pode estar relacionada aos seguintes fatores:
- NervosismoEsse é o motivo número 1. Se você ficar tensa (pensando no seu desempenho, na vergonha do seu corpo ou no medo de ser descoberta pela sua mãe), a musculatura da vagina pode se contrair, aumentando o desconforto na penetração.

- Falta de lubrificação
Pode ser que você não esteja tão excitada e, assim, seu corpo não produz a secreção lubrificante que aparece justamente para umedecer a vagina e facilitar a penetração.

- Rompimento do hímem
Essa membrana, que é uma espécie de anel flexível na entrada da vagina, se rompea na hora em que o pênis entra. E isso pode provocar um pouco de dor.

- Infecções
Infecções vaginais podem causar desconforto na hora do sexo. Está com algum corrimento estranho, coceira ou ardência na região da vagina? É hora de procurar um médico.

Esses fatores devem explicar seu desconforto. Doeu? Pare e converse com o garoto. Pode estar faltando vontade ou sobrando nervosismo. Se ficar em dúvida, vá a um ginecologista. Ele pode te ajudar!

Nenhum comentário: