Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Fim do Orkut gera petição online e tumblr de comunidades bizarras


Usuários brasileiros foram também até o perfil do criador da rede social no Facebook para pedir que o site não acabe


Fim do Orkut gera petição online e tumblr de comunidades bizarras Orkut/Reprodução
Foto: Orkut / Reprodução
notícia do fim do Orkut, anunciada pelo Google nesta segunda-feira, ainda não foi bem digerida pelos usuários da rede social. Amado principalmente no Brasil, o site será descontinuado no dia 30 de setembro. Apesar de estar um tanto abandonado pelo Google e não atrair mais tanto público quanto antes, o encerramento do Orkut sensibilizou atuais e ex-fãs no país. Tanto que até uma petição online foi criada para impedir seu fim. Até o momento (02/07, 17h50min) mais de 69 mil assinaturas foram recolhidas. A principal justificativa são as suas comunidades.

Leia mais notícias de Tecnologia

"O Orkut, mais do que uma antiga rede social, possui um importante sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades. O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõe o fórum. Atualmente, o site abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos. (...) Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades", diz a petição.
Peter Shelton, criador da iniciativa, tem 23 anos e acessa o Orkut todos os dias desde os 15 por causa das comunidades. Segundo o paraíbano, a rede social tem o melhor sistema de fóruns que existe.
–  O Orkut tem um modelo único de interação devido a sua organização limpa e dinâmica dos fóruns. Foi a primeira grande rede social que o Brasil teve. Lá há um retrato de uma época, muitas histórias. Que pelo menos o Google guarde as informações históricas – afirma o estudante de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Segundo Peter, um dos objetivos da petição é que o Google transforme o Orkut em um modelo de funcionamento.
– Pedimos ao Google que salve o modelo de fórum das comunidades.
Com o iminente fim do Orkut, Peter crê que terá que repensar sua rotina.
– Vou diminuir o tempo que passo nas redes sociais e me dedicar a outras coisas, como cursos de idiomas e atividades esportivas – reflete.
"If you really love Brazil, please do not let the end Orkut"
Além da petição, alguns brasileiros tentaram uma forma diferente de mobilização para impedir o fim da rede social: pediram diretamente para o próprio Orkut Büyükkökten, criador do site, em seu perfil no Facebook. Usuários clamaram pela permanência em atualizações de status do engenheiro de software turco.


Entretanto, Büyükkökten não trabalha mais para o Google desde março deste ano, segundo seu LinkedIn

Back-up
Com o anúncio da descontinuação do Orkut, alguns usuários lembraram que possuiam perfil no site e correram para salvar suas fotos e informações. Neste link você pode aprender a salvar dados de seu perfil, os scraps recebidos, depoimentos, atividades e fotos. O tumblr Meu backup do Orkut foi criado para reunir prints de comunidades engraçadas da rede social, com o típico humor irônico orkutiano.  
  Fonte: clicrbs

Nenhum comentário: