Translate
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Levar uma criança à folia exige cuidados
Em Salvador, não há restrição quanto à participação de pessoas menores de idade no Carnaval. Nos blocos da cidade, a idade mínima é de 16 ou 18 anos, acompanhado por responsável. Mas há muitos pais ou acompanhantes que não veem maiores problemas em levar crianças à festa. O administrador Osvalrizio Júnior, por exemplo, há dois anos acompanha o pequeno Aladê-Koman, 4, para curtir a folia. "Meu filho adora o Carnaval, até pede para ir comigo. Não acho que seja perigoso, afinal ele está comigo", diz.
Mas, seja na rua ou no bloco, passar o Carnaval com crianças exige cuidados redobrados. Os pais devem ficar bem atentos com relação à alimentação e hidratação dos filhos, além da aglomeração de pessoas e a segurança dos pequenos. Quanto a estes quesitos, o administrador diz que leva em conta o bem-estar do filho. "Procuro não ficar muito perto do trio, por causa do som, e coloco pulseirinha de identificação nele. E, quando percebo que está com sono, vou para casa. Também não bebo quando estou com ele", garante.A dona de casa Érica Oliveira também revela que sempre levou o filho Caíque, 12, para a folia, mas nunca teve problemas. "Ele é tranquilo e sempre fica perto de mim. E, além de lhe colocar a pulseira com os dados dele, converso muito antes", diz.
Segurança - A 1ª Vara da Infância e Juventude está distribuindo 300 mil pulseiras de identificação de crianças para o Carnaval, que começa oficialmente hoje. Os pais podem adquiri-las nos postos do Juizado - na Avenida Garibaldi, Aeroporto, Rodoviária, Pelourinho e também no Tribunal de Justiça, localizado no Centro Administrativo da Bahia.Para o titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Wagner Ribeiro Costa Júnior, independentemente das pulseiras, os pais devem identificar os filhos. "É importante que eles coloquem dados de identificação nas crianças, pois sabemos que o Carnaval é uma festa onde podem acontecer vários tipos de violência", diz.A pulseira deverá ser preenchida com o nome da criança, o endereço e um número de telefone para contato. Quem perder uma criança durante a folia deve procurar um dos postos do Juizado.Já quem achar uma criança sozinha deverá entrar em contato com o Juizado, pelo telefone 08000-713020, ou conduzi-la a uma das unidades, que encaminhará a criança à família ou responsável.(A TARDE)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário