Translate

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Província move-se para proteger o património cultural

Da usa.chinadaily.com.cn

Província de Shanxi é formar uma zona de protecção ecológica cultural que irá abranger várias áreas centrais, incluindo Pingyao, um Patrimônio Mundial da UNESCO. A medida visa a preservação do património cultural da região e desenvolver o turismo, Wu Qinghai, prefeito de Jinzhong, neste domingo.
Uma rua em Pingyao, um Património Mundial da cidade Patrimônio da Humanidade, antiga na província de Shanxi, em setembro de 2012. Zhan Yan / Xinhua
Ele falava na sessão anual do Congresso do Povo, principal órgão legislativo da província.
Segundo Wu, a zona vai cobrir 11 municípios Jinzhong, assim como outras oito cidades e condados administrados pela capital da província, Taiyuan, e da prefeitura de nível da cidade Luliang.
O governo da província vai introduzir políticas que cobrem a terra e finanças, disse ele.
Jinzhong é famosa por seus recursos culturais. A cidade abriga 15 em nível nacional património cultural imaterial e 44 nacionais protegidas relíquias culturais, disse Wei Mingxi, um deputado ao Congresso, e ex-chefe de Pingyao County, listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO para a sua antiga cidade, em 1997.
O estabelecimento da zona de protecção ecológica Jinzhong cultural é parte da estratégia da província de carvão-ricos de desenvolver a sua indústria cultural e transformar suas indústrias, disse ele.
Planejamento para a zona está completo e foi aprovado pelo Ministério da Cultura, disse Wu, no domingo.
De acordo com Shanxi Evening News, a zona de protecção vai desenvolver 15 projectos turísticos culturais, com investimento total chegando a 30 bilhões de yuans (4.820 milhões dólares).
Em 2010, o ministério listados área central da província entre os 10 a nível nacional culturais zonas de protecção ecológica.
O ministério disse em um comunicado em fevereiro de 2010 que as escolas profissionais e faculdades nessas zonas de protecção devem ser envolvidos para preservar o património cultural imaterial, bem como a cultura tradicional, e pediu a participação do público. Wu pediu mais formação em técnicas de preservação, porque a cidade tem patrimônio imaterial numerosos cultural.
No Pingyao cursos da Escola Profissional já são ensinar as pessoas a proteger a cultura tradicional, disse ele.
Como parte de programas de apoio do governo, um centro de ensino superior será construído em Jinzhong. Cerca de 10 universidades para 146 mil estudantes e professores devem estar no campus, disse ele.
Guo Hong, um pesquisador da Academia Chinesa de Patrimônio Cultura, disse que se sente cursos de formação profissional são uma boa maneira de preservar o património cultural imaterial.
No entanto, disse Guo programas de educação tornou-se menos atraente para os alunos se o emprego pode ser um problema para os graduados. Ele disse que o governo deve fazer esforços para promover os programas.

Nenhum comentário: